A correta unitização das cargas nos paletes, formando blocado, é fundamental para evitar qualquer transtorno durante o processo de armazenagem e transporte, proporcionando estabilidade na mercadoria.

Melhor explicando, um bom empilhamento dos produtos sobre os paletes é essencial para garantia da estabilidade do conjunto.

Decorre deste fato as diferentes formas de analisar e desenvolver os diversos modelos de paletes pensando na logística de toda cadeia, de montante a jusante ou de jusante a montante.

Na América do Norte o modelo de palete mais utilizado é na medida de 48 x 40 polegadas, 1,219 x 1,016 metros (comprimento x largura). Na Europa 1,200 x 0,800 metros (comprimento x largura). No Brasil, país de tamanho continental, a medida mais utilizada é 1,200 x 1,000 metros (comprimento x largura).

Existe na logística a tentativa de utilização de embalagens em submúltiplos comuns destas medidas para que haja o encaixe destas no assoalho do palete, criando lastro e amarração e distribuindo igualitariamente a carga sobre este.

 

Com exceção aos projetos especiais, idealizados para carga de produtos especiais, diferenciados seja por formato, seja por massa própria ou outra característica, os paletes comuns somente atendem a carga igualmente distribuída em sua área ou assoalho, ocupando pelo menos 80% desta.

Qualquer outra distribuição de carga sobre o palete que não forme lastro conforme citado acima deverá ser estudado para que não ocorram esforços excessivos em partes estruturais da embalagem que possam oferecer riscos à segurança.